assine

Newsletter

Receba as novidades, cadastre-se

Estresse envelhece

Publicado em 10 de Apr de 2013 por Ana Paula Ferreira | Comente!

De acordo com estudos, o estresse pode causar envelhecimento e depressão



Texto: Jéssie Paganessi / Foto: Shutterstock / Adaptação: Ana Paula Ferreira 

Telômeros são “cápsulas” que protegem os cromossomos. Seu encurtamento é um

dos sinais de idade mais avançada. Eles são altamente suscetíveis ao estresse,

sendo ligados ao encurtamento prematuro dessas cápsulas. Foto: Shutterstock

Dentre os vários malefícios do estresse para o organismo, a depressão e o envelhecimento também estão conectados, de acordo com estudo publicado no jornal Biological Psychiatry. Os telômeros são “cápsulas” que protegem os cromossomos, e o seu encurtamento é um dos sinais de uma idade mais avançada. Eles também são altamente suscetíveis ao estresse e a depressão, sendo ligados ao encurtamento prematuro dessas cápsulas. 

 

O estudo descobriu que os menores telômeros estavam nos pacientes depressivos, confirmando as descobertas anteriores. Mas, eles também constataram que esse encurtamento esta relacionado a um baixo nível de cortisol, tanto nas pessoas consideradas sadias quanto naquelas com depressão. 

O cortisol é um dos principais hormônios do estresse. Logo, o trabalho sugere que o estresse tem um papel muito importante em pessoas depressivas. E, da mesma forma, os telômeros estavam menores em pacientes crônicos ou com pouca habilidade para lidar com essas situações, contribuindo para o envelhecimento.



COMENTE!