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Dicas para tomar um banho relaxante

Publicado em 22 de Nov de 2013 por Leticia Maciel | Comente!

Um simples banho pode ajudar você a combater dores musculares e o estresse. Veja as dicas dos especialistas



Texto: Carol Nogueira/ Foto: Shutterstock/ Adaptação: Letícia Maciel 

Um banho quente de 15 a 30 minutos prepara o corpo para uma boa noite de sono
Foto: Shutterstock  

Seja na banheira ou em uma simples ducha, um bom banho sempre cai bem quando estamos desanimados, cansados ou estressados. Mas não é só isso. Dependendo da temperatura e do tempo a que ficamos expostos à água, o banho pode ter efeitos muito diferentes no corpo, como aliviar dores, eliminar toxinas e melhorar a insônia. Perguntamos aos dermatologistas Adilson Costa e Carolina Ferolla, ambos da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), como obter cada um desses efeitos corretamente, sem prejudicar a saúde.

Morno (de 10°C a 29ºC): Estimula o metabolismo e tonifica a pele, mas a exposição deve ser inferior a dois minutos.

Quente-morno (de 29ºC a 36ºC): De manhã, ajuda a eliminar as toxinas do organismo, e no restante do dia alivia a fadiga física. Banhe-se por 20 minutos.

Quente (de 37ºC a 39ºC): Em períodos de 15 a 30 minutos, relaxa o corpo e o prepara para uma boa noite de sono.

Muito quente (acima de 38ºC): Alivia dores musculares e ajuda a relaxar em casos de insônia, mas deve ter curta duração, 10 minutos.

 

Revista VivaSaúde Edição 77



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