assine

Newsletter

Receba as novidades, cadastre-se

Benefícios da dança de salão

Publicado em 13 de Jun de 2013 por Leticia Maciel | Comente!

Veja como a dança pode beneficiar sua saúde trabalhando músculos e prevenindo doenças como a osteoporose



Texto: Romulo Osthues/ Foto: Shutterstock/ Adaptação: Letícia Maciel

A dança de salão ajuda a perder até 350 calorias, fazendo bem para os músculos e para
o coração
Foto: Shutterstock

Esqueça os movimentos lentos, o compasso dois pra lá, dois pra cá. Saiba que a dança de salão engloba estilos também agitados e com muitas vantagens, além da queima de calorias. Samba de gafieira, forró, salsa, bolero e rock podem ajudar a manter a forma, melhorar a postura e elevar a autoestima. Segundo Fátima Cruz, professora da Escola de Dança Celso Vieira (SP), é possível perder entre 250 e 350 calorias por hora de movimentação. Dançada a dois, desenvolve o relacionamento social, a confiança e o respeito pelo parceiro. Sob supervisão adequada, pode auxiliar na recuperação de sequelas de fraturas e traumas.

Confira as dicas de saúde no salão:

  • Na dança, trabalham-se pernas, coxas, glúteos e abdome – este último é solicitado para manutenção da postura e do equilíbrio.
  • Todo mundo no ritmo: a atividade pode ser praticada independentemente de idade, peso e altura. Por ser de baixo impacto, pode auxiliar na prevenção da osteoporose.
  • Melhora os sistemas cardiovascular e respiratório, aumenta o fluxo sanguíneo, ativa o sistema linfático e ainda ajuda nas defesas do organismo.

 

 

Revista VivaSaúde Edição 111



COMENTE!