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Ansiedade: veja alguns sinais e saiba como é possível tratar

Publicado em 08 de Dec de 2016 por Kelly Miyazato | Comente!

Você sabia que as sensações de estômago embrulhado, pernas bambas e coração batendo acelerado podem ser alguns dos sinais de ansiedade descontrolada. Saiba como é possível tratar a doença



 

Ansiedade: veja alguns sinais e saiba como é possível tratar

Os músculos ficam contraídos, a respiração ofegante. O coração bate tão forte que parece que vai sair pela boca. O estômago embrulha. As pernas ficam bambas e dá a impressão de que você vai desmaiar. Todo mundo já experimentou essas sensações alguma vez na vida, seja antes de uma prova difícil, numa turbulência de avião, seja diante de um diagnóstico difícil. O estado de vigilância produzido pelo medo é um poderoso escudo contra diversos tipos de predadores, de bisões famintos a batedores de carteira. E há até quem pague um bom dinheiro para pular de paraquedas, só para reproduzir a emoção e sair um pouco da rotina.

Mas o mecanismo de defesa é bom só até certo ponto. Para quem não consegue emprego porque não tem coragem de assinar um papel em público, ou vai toda semana ao pronto-socorro por achar que está sofrendo um infarto, era melhor não ter nascido com tanta capacidade de reagir contra ameaças.

O número de descontentes não é pequeno: cerca de 23% dos brasileiros já enfrentaram ou ainda vão enfrentar um transtorno de ansiedade na vida, segundo o psiquiatra Márcio Bernik, coordenador do Ambulatório de Ansiedade (Amban) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Os meios de comunicação não ajudam – a cada minuto somos informados de que alguém morreu do coração, perdeu sua fonte de renda ou foi vítima de um atentado terrorista. Aprender a enxergar tudo isso como mero observador, sem se deixar afetar demais, para conseguir retornar às obrigações diárias parece ser uma questão de sobrevivência em tempos de internet. Não é de se estranhar, portanto, que uma prática com esse objetivo esteja se tornando tão popular, no meio científico, como opção terapêutica para ansiosos.

O “mindfulness”, traduzido para o português como “atenção plena”, ainda tem poucos seguidores no Brasil. Porém, estudos científicos realizados nos Estados Unidos e na Europa têm comprovado os benefícios desse tipo de meditação, inspirada no budismo, para o controle do estresse e da ansiedade.

 

*Para saber como é possível manter a ansiedade sob controle, vá até a banca mais póxima, ou peça já pelo site a sua Revista VivaSaúde - Edição 162 → http://bit.ly/2gCmhB4

 

*Por Tatiana | Foto Shuttertock | Adaptação Kelly Miyazzato.

 


Revista VivaSaúde | Ed. 162

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