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Ansiedade: veja a dica de respiração quadrada para acalmar o corpo e a mente

Publicado em 03 de Nov de 2017 por Kelly Miyazato | Comente!

Consultamos uma especialista para explicar a importância de controlar a entrada e saída de ar do nosso corpo para driblar a ansiedade. Confira já a dica de respiração quadrada que ajuda acalmar o corpo e a mente!



 

Ansiedade: veja a dica de respiração quadrada para acalmar o corpo e a mente

Respire e alivie Um dos sintomas da ansiedade é a respiração rasa e fragmentada, como se o ar não conseguisse ficar por muito tempo nos pulmões. Mas a consequência pode também influenciar na causa, pois o ato de respirar pode interferir no funcionamento do sistema nervoso central, que é responsável por nos fazer secretar os hormônios causadores do problema. Além disso, controlar a entrada e saída de ar do nosso corpo ajuda a ter uma consciência corporal, o que potencializa a calma. “É impossível que uma mente se mantenha ansiosa em um corpo relaxado”, explica a psicóloga Marisa de Abreu, especialista em terapia cognitivo comportamental. Algumas técnicas ajudam muito a respirar melhor e acalmar o corpo e a mente. Para começar, experimente a respiração quadrada, ensinada pela especialista em ioga Aline Evelyn da Silva, educadora física da Clínica Kenzen. “Sempre contando até três lentamente, deixe o ar entrar em seu corpo. Segure o ar nos pulmões durante o mesmo tempo. Solte lentamente o ar e, por fim, mantenha-se sem ar, recomeçando o ciclo em seguida”, enumera a profissional. Lembre-se: sempre use o abdômen para tornar a respiração cada vez mais profunda.

 

*Reportagem e Redação: Nathalie Ayres e Samantha Cerquetani | Coleção VivaSaúde Especial - Vencer e Controlar a Ansiedade | Foto: Danilo Tanaka | Escala Imagens |  Shutterstock | Adaptação: Kelly Miyazzato.

 

 

Coleção VivaSaúde Especial - Vencer e Controlar a Ansiedade

 

 

 

 



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