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Alongamentos para flexibilidade do corpo

Publicado em 24 de Oct de 2013 por Leticia Maciel | Comente!

Aprenda a fazer alongamentos para combater incômodos musculares e diminuir dores das doenças crônicas


  • Cabeça e pescoço

    Em pé ou sentado, realize a flexão lateral da cabeça com uma das mãos, enquanto a outra fica estendida ao longo do corpo. Depois de alguns segundos, repita do lado contrário. Este exercício serve para alongar a musculatura lateral do pescoço.

  • Ombros 

    Em pé ou sentado, cruze um dos braços à frente do peito. Segure-o com a mão contrária na altura do cotovelo. “O exercício é indicado para quem trabalha no computador, esportistas e donas de casa”, indica Lincoln Adami, da Academia Gustavo Borges de Londrina (PR).

  • Mão e punho

    Com o braço estendido à frente do corpo, flexione o punho, segurando-o com a mão contrária.

  • Perna

    Sentado, estenda uma das pernas enquanto a outra é flexionada. Incline o troco à frente e alongue os músculos posteriores da perna. Outra possibilidade é alongar-se em pé. Nesse caso, flexione uma das pernas com o calcanhar em direção ao glúteo. Bom para quem pratica caminhada ou esportes coletivos.

     

  • Braços

    Com o braço estendido acima da cabeça, flexione o cotovelo com a mão na direção das costas. Coloque a mão contrária no cotovelo. Esse exercício tem o objetivo de alongar o tríceps.

     

     

  • Panturrilha

    Em pé, desloque uma perna à frente, enquanto a outra fica estendida atrás. Este exercício tem o objetivo de alongar os músculos da panturrilha.

Texto: Leonardo Valle/ Fotos: Danilo Tanaka/ Adaptação: Letícia Maciel 

 

 

Revista VivaSaúde 109



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