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Abdominal: veja as dicas para fazer o exercício

Publicado em 22 de Sep de 2016 por Kelly Miyazato | Comente!

Quer evitar lesões e sobrecarga da coluna, cervical e lombar na hora de fazer abdominal? Então, aposte já nas dicas para fazer o exercício!


  • Abdominais, mas só se forem sem riscos

Eles estão na lista da habitual prática de atividades físicas, mas podem causar lesões quando realizados de forma errada. “Os abdominais não fazem mal, mas podem prejudicar pacientes com predisposição genética”, informa Marcio Schiefer, membro da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE). Veja a seguir os movimentos indicados:

Abdominal: veja as dicas para fazer o exercício e evitar lesões

  • Caminho da perfeição

A maioria das pessoas força muito a coluna, cervical e lombar, durante o exercício. Observe as posições que protegem seu corpo:

1. Realize o exercício com os joelhos e quadris flexionados.

2. Mantenha os pés totalmente apoiados no solo.

3. Outra possibilidade é dobrar os joelhos e quadris em 90 graus, de forma que os pés fiquem suspensos.

 

  • Nada de susto

O médico afirma que apesar de haver um risco para pessoas mais predispostas a lesões, os exercícios abdominais melhoram a estabilidade da coluna vertebral, reduzindo o risco de dores. “O fortalecimento da musculatura abdominal diminui ainda a lordose lombar, reduz a pressão sobre os discos, e isso é que previne os incômodos”, informa Schiefer.

 

*Por Letícia Ronche | Foto Shutterstock | Fonte André Luís, Fisioterapeuta Vestibular, Sócio-Fundador da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN) | Adaptação Kelly Miyazzato.

 

Revista VivaSaúde | Ed. 158

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