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7 passos para melhorar a qualidade do sono

Publicado em 21 de Mar de 2016 por Kelly Miyazato | Comente!

Quer dormir bem? Então, aposte nas dicas e veja os 7 passos para melhorar a qualidade do sono!


  • 1. Exercícios relaxantes
    Prefira praticar atividades relaxantes como meditação, yoga, ouvir músicas para acalmar, ou até uma massagem, para aliviar o estresse e promover a sensação de bem-estar.
    Foto Shutterstock

  • 2.   Evite a ingestão de bebidas estimulantes e alimentos pesados
    Crie o hábito de jantar pelo menos três horas antes de dormir, exclua as bebidas alcoólicas (com cafeína) e, caso sinta sede ou fome, opte por versões mais leves de alimentos e bebidas, como por exemplo, leite e chás.
    Foto Shutterstock

  • 3. Prepare o ambiente aconchegante para dormir
    Estimule a produção do hormônio do sono, conhecido como melatonina, deixe o ambiente com uma temperatura agradável, limpo, calmo, escuro, além de optar por pijamas e roupas de cama confortáveis.
    Foto Fabio Mangabeira

  • 4. Os aparelhos eletrônicos devem permanecer desligados
    Além de desliga-los, deixe os aparelhos eletrônicos distantes de você, de preferência em outro cômodo, para evitar a ativação do sistema nervoso.
    Foto Shutterstock

  • 5. Pare de fumar
    Se você tem o costume de fumar antes de dormir, está na hora de rever seus conceitos, já que as dificuldades apresentadas pelo vício são perceptíveis mesmo duas horas antes da tentativa de adormecer, devido à quantidade de nicotina (substância estimulante), que prejudica o ciclo natural do sono.
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  • 6. Procure deixar as suas preocupações de lado
    A ansiedade e as aflições podem surgir na hora de dormir, portanto, se isso acontecer, escreva tudo o que lhe incomoda em um papel antes de deitar, o exercício ajuda a aliviar e diminuir a ansiedade.
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  • 7. Crie uma rotina
    Estabeleça uma rotina para conquistar um sono de qualidade. Mantenha hábitos regulares para realizar atividades no dia a dia, assim como dormir e acordar sem modificar aos finais de semana.
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  • Listamos mais 5 vantagens de uma noite bem dormida. Confira já! → bit.ly/1T4sUvG
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*Por Kelly Miyazzato | Agradecimentos à Luciane Mello - Otorrinolaringologista e Especialista do Sono pela Sociedade Brasileira de Sonoa (RJ).



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