Super Banner

5 dicas para fugir do efeito platô

Publicado em 13 de May de 2013 por Ana Paula Ferreira | Comente!

Se você fez dieta de restrição calórica, teve sucesso nas primeiras semanas e, de repente, a perda de peso empaca, saiba que você provavelmente está enfrentando o efeito platô. Confira 5 dicas para encarar o problema



Texto: Revista VivaSaúde especial Metabolismo / Foto: / Adaptação: Ana Paula Ferreira

Não suba na balança com muita frequencia. Use uma fita métrica. Mesmo que você não tenha

pedido peso, se a sua cintura diminuiu um pouco isso já servirá como estímulo.

Foto: Shutterstock

Você está fazendo dieta de restrição calórica, teve sucesso nas primeiras semanas e, de repente, a perda de peso empaca. Mesmo comendo menos, não emagrece mais. Saiba que você provavelmente está passando por um problema muito comum entre as pessoas que querem emagrecer: o efeito platô.

A VivaSaúde te dá 5 dicas de como encarar o problema e se livrar de vez deste efeito. Confira abaixo:

1. Não exagere nos exercícios físicos. Comece devagar ou aumente gradualmente os que já pratica. Frequentar uma academia é uma boa pedida.

2. Não suba na balança todos os dias. Deixe para fazer isso uma vez por semana. Use uma fita métrica. Mesmo que você não tenha pedido peso, se a sua cintura diminuiu um pouco isso já servirá como estímulo. Depois você continuara emagrecendo. Procure entrar em contato com pessoas que têm o mesmo problema e “trocar figurinhas” sobre a dieta que está seguindo.

3. Conscientize-se de que você vai perder peso de forma mais lenta. Perder 1 kg por semana é o ideal. Obesos graves podem perder mais peso com a orientação do endocrinologista.

Leia mais sobre a saúde de seu corpo

4. Quando abusar da comida, não se pese logo em seguida, pois o peso extra refere-se à comida e não ao que você engordou (a comida será metabolizada e boa parte eliminada). Muita gente se assusta e no dia seguinte fica praticamente em jejum, desregulando o metabolismo. O certo é seguir o mesmo esquema alimenta, evitando pesar-se.

5. Em nenhuma hipótese você deve desanimar e desistir das dietas. O que fará voltar a engordar e lhe trará uma desconfortável sensação de frustação. Se achar conveniente, troque a dieta.

 

Revista VivaSaúde especial Metabolismo



COMENTE!