Viva Saúde
Edição 8 - Dezembro/2004
 
Sumário da Edição
Edições Anteriores
Editorial
Sala de Espera
Consultório Médico
Aconteceu Comigo
Raio x
Leveza à Mesa
Atividade física
Saúde Natural
Mundo Infantil
Olho Clínico
Mais Vitalidade
Onde Encontrar
Internet
 
Exclusivo assinantes
Fale conosco
Assine já
Anuncie
 

  40 verdades e mentiras sobre MENSTRUAÇÃO
"Mulher é bicho esquisito, todo mês sangra..." Da letra de Rita Lee ao que acontece antes, durante e após 'aqueles dias'... Será que tudo o que é dito corresponde à realidade?

POR MARIANA VIKTOR
ILUSTRAÇÃO MARCELO GARCIA

35) O stress emocional pode agravar as cólicas menstruais.
VERDADEIRO A tensão aumenta o nível de prostaglandinas, substâncias hormonais que o endométrio produz na menstruação e que desencadeiam dores e contrações uterinas típicas do período.

36) É impossível engravidar durante a menstruação.
VERDADEIRO Vale lembrar, porém, que nem todo sangramento é menstruação. Quando estão férteis, algumas mulheres podem ter um pequeno sangramento que dura, no máximo, três dias - e poderão engravidar se transarem sem proteção. Se perceber que o sangramento está ocorrendo no meio de um ciclo-padrão de 22 dias - isto é, por volta do 14o dia, no ápice da fase fértil -, sinal vermelho para relação sexual sem proteção.

37) No período menstrual fica-se mais sujeita a contrair doenças sexualmente transmissíveis.
VERDADEIRO
Quando acontece a descamação do endométrio, a mulher fica menos protegida e mais suscetível às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) - por isso, o ideal é usar camisinha.

38) Tensão emocional e mudanças de vida ou de ambiente podem adiantar ou atrasar 'aqueles dias'.
VERDADEIRO
Os hormônios que influem sobre a menstruação são produzidos nos ovários e também na hipófise, glândula ligada ao sistema nervoso central. Como esse sistema reage aos diferentes estados emocionais, a angústia e a tensão decorrentes de doenças, perdas ou mudanças no ambiente influenciam na produção hormonal e podem alterar o ciclo.

39) O sangue menstrual é altamente venenoso.
FALSO
Antigos povos da Europa imaginavam que o útero produzia uma substância tóxica, a menotoxina. Eliminada com a menstruação, ela seria responsável inclusive pelos sintomas da TPM. A crença é totalmente infundada.

40) A vagina fica mais larga na menstruação.
FALSO
As paredes da vagina são praticamente unidas e só se afastam quando algo entra ou sai. Durante a menstruação, o sangue escorre pelo canal vaginal, mas não consegue pressionar os músculos para alargar seu diâmetro.


PÁGINAS :: << Anterior | 1 | 2 | 3 | 4 | 5


Faça já sua busca
no site da revista Viva Saúde


Copyright © 2008 - Editora Escala
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.