Viva Saúde
Edição 8 - Dezembro/2004
 
Sumário da Edição
Edições Anteriores
Editorial
Sala de Espera
Consultório Médico
Aconteceu Comigo
Raio x
Leveza à Mesa
Atividade física
Saúde Natural
Mundo Infantil
Olho Clínico
Mais Vitalidade
Onde Encontrar
Internet
 
Exclusivo assinantes
Fale conosco
Assine já
Anuncie
 

  40 verdades e mentiras sobre MENSTRUAÇÃO
"Mulher é bicho esquisito, todo mês sangra..." Da letra de Rita Lee ao que acontece antes, durante e após 'aqueles dias'... Será que tudo o que é dito corresponde à realidade?

POR MARIANA VIKTOR
ILUSTRAÇÃO MARCELO GARCIA

8) A mulher menstruada faz desandar receita de bolo e maionese.
FALSO
É totalmente infundada a crença de que um bolo não cresce e a maionese desanda se forem preparados por uma mulher 'naqueles dias'. Nem tampouco flores e plantas murcham se tocadas por ela durante o período.

9) Abster-se de relações sexuais impede a menstruação.
FALSO Não faz sentido: a menstruação depende do ciclo hormonal e não das relações sexuais.

10) O sangue menstrual é nocivo ao pênis.
FALSO
Essa idéia foi criada a partir da mais completa desinformação e possivelmente pelos temores masculinos centrados no conceito de 'sujeira'. O sangue menstrual nada tem de nocivo. Ou seja, é limpo e puro. Portanto, os contatos sexuais podem ser mantidos no período de sangramento sem que haja qualquer impedimento.

11) Não é normal o sangramento durar apenas um dia.
DEPENDE Como a menstruação acontece entre três e cinco dias, em média, ciclos maiores ou menores de tempo podem ser uma característica pessoal. Porém, também podem indicar algum problema de saúde. Na dúvida, procure um ginecologista.

12) Ao final do período, as mulheres se sentem sonolentas ou indispostas.
DEPENDE Embora não seja regra, aquelas com um fluxo intenso podem sentir-se cansadas ou desanimadas no pós-menstrual devido à perda de sangue.

13) Menstruação com cheiro muito forte significa infecção.
DEPENDE A menstruação tem seu odor característico, mas se você notar diferença no cheiro e aumento no fluxo de sangue, é recomendável consultar um especialista para fazer alguns exames.

14) Mulher que menstrua tarde demora mais a entrar na menopausa.
VERDADEIRO Essa regra, porém, não se aplica no caso das fumantes: segundo pesquisas, as que tiveram contato com nicotina por anos a fio podem entrar na menopausa mais cedo do que as nãofumantes, independentemente da idade da primeira menstruação.

15) Com a chegada da menopausa acaba o desejo sexual da mulher.
FALSO
O desejo sexual é desencadeado por paixão, sentidos e fantasias e existe em todas as fases da vida de uma pessoa. O fim da menstruação (ou seja, a menopausa) significa apenas que a mulher não pode mais engravidar.

16) Quem toma anticoncepcional pode sangrar quando está no período fértil.
VERDADEIRO Esse sangramento, no entanto, é de caráter transitório. Caso demore mais do que um dia e ocorra com freqüência, é bom consultar um ginecologista. E mesmo mulheres que não tomam pílulas podem apresentar um pequeno sangramento durante a ovulação. Só que não é menstruação. O intervalo é de no mínimo 22 dias, a partir do primeiro dia da última menstruação.

17) Sangue claro na menstruação indica anemia.
FALSO Isso quer dizer apenas que a menstruação está descendo devagar ou que o fluxo é menos intenso, misturando-se à secreção vaginal e assumindo uma coloração mais rosada do que vermelha.

18) Mulher grávida pode ficar menstruada.
FALSO
A menstruação é conseqüência da descamação da camada interna do útero (endométrio), que só acontece quando não houve a fecundação. Em algumas mulheres, a implantação do óvulo no útero pode provocar um pequeno sangramento normalmente confundido com a menstruação. Sangue durante a gestação não é normal e merece atenção médica.

PÁGINAS :: << Anterior | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | Próxima >>


Faça já sua busca
no site da revista Viva Saúde


Copyright © 2008 - Editora Escala
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.