|
 |
Sala de Espera Seu jornal sobre o universo da medicina

O consumo moderado de café está relacionado a um menor risco de desenvolvimento de doenças do coração, segundo estudo publicado no The American Journal of Cardiology. Os pesquisadores analisaram informações de mais de 1.000 pessoas entre 65 e 96 anos, durante dez anos. Foram registrados 210 óbitos em decorrência de doenças cardiovasculares e 118, de origem cardíaca. Ao associarem a ingestão de café e os males que afetam o coração, notaram uma redução de 43% no risco de morte por doença cardíaca coronariana naqueles que consumiam a bebida. Mas nada de exageros. É bom lembrar que outros estudos afirmam que o excesso (mais de três xícaras por dia) pode causar o efeito contrário. |
Colesterol saudável garante boa memória
Para quem acredita que o colesterol é maléfico à saúde, um alerta. Pesquisadores franceses comprovaram que o HDL, o bom colesterol, em baixos índices pode causar problemas à memória e o desenvolvimento de demências. De acordo com estudo publicado na revista Arteriosclerosis, thrombosis and vascular biology, o baixo nível da substância está associado a um menor tamanho em áreas específicas do cérebro, como hipocampo - estrutura relacionada à memória.
Mais de 3.600 indivíduos tiveram os níveis de colesterol analisados em duas etapas: uma, aos 55 anos de idade e, novamente, aos 60 anos. Nas duas circunstâncias os que apresentavam níveis de HDL abaixo de 40 mg/dl eram mais propensos a déficit de memória. |
PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | 4 | Próxima >> |
 |
|