Editora Escala
  Loja Escala | Faça sua Assinatura | Anuncie | SAC | 55 11 3855-1000    
Viva Saúde
Edição 68
Sumário da Edição
Edições Anteriores
Editorial
Sala de Espera
Consultório Médico
Aconteceu Comigo
Raio x
Leveza à Mesa
Atividade física
Saúde Natural
Mundo Infantil
Olho Clínico
Mais Vitalidade
Onde Encontrar
Internet
 
Exclusivo assinantes
Fale conosco
Assine já
Anuncie
 



Seu jornal sobre o universo da medicina
  Sala de espera

POR SÍLVIA DALPICOLO

ALIMENTAÇÃO CORRETA PODE EVITAR FERIDAS NA PELE

As úlceras por pressão surgem, de maneira geral, da permanência de longos períodos em uma mesma posição, seja nos pacientes internados em hospitais ou sob cuidados domiciliares. Estudo conduzido pelo Hospital Universitário da USP aponta que 39,8% de seus pacientes internados apresentavam feridas que, se não tratadas corretamente, poderiam causar infecções graves. Para a nutricionista Telma Theodoro de Souza, assessora científica da Support Advance Medical Nutrition (empresa do Grupo Danone), a solução para o problema pode estar na Nutrição. "Um suplemento alimentar rico em nutrientes essenciais para a cicatrização da pele como proteína, arginina e micronutrientes como zinco, vitaminas A, E, C e carotenóides têm papel importante no tratamento das úlceras por pressão, especialmente em idosos acamados ou com mobilidade reduzida e que possuam algum grau de desnutrição", conta. Segundo a nutricionista, estudos confirmam que o uso de suplementação alimentar por nove semanas pode reduzir as feridas em até 53%. por pressão, especialmente em idosos acamados ou com mobilidade reduzida e que possuam algum grau de desnutrição", conta. Segundo a nutricionista, estudos confirmam que o uso de suplementação alimentar por nove semanas pode reduzir as feridas em até 53%alimentar 53%.


Café influencia no tamanho dos seios

FOTOS: SHUTTERSTOCK / DIVULGAÇÃO

Estudo publicado na revista British Journal of Cancer descobriu que o excesso de cafeína pode causar a diminuição no tamanho dos seios. O fator determinante para esse fenômeno é uma variação genética que atinge 50% das mulheres. Ingerir três ou mais xícaras de café diariamente e não fazer uso de pílulas anticoncepcionais também pode influenciar. Essa variação dos genes afetaria os hormônios femininos, daí a relação entre a bebida e as mamas. Os estrogênios, contidos no café, podem interferir nesses hormônios e provocar o impacto no tamanho dos seios. Para chegar a essa conclusão, os responsáveis pela pesquisa analisaram 300 mulheres que durante dez anos não utilizaram contraceptivos e não tinham histórico de câncer. Metade delas possuía a variação genética. Apesar do resultado, os pesquisadores esclarecem às consumidoras da bebida que a alteração não acontece de repente e o volume dos seios não diminui de maneira considerável.


Depressão agrava quadro de doenças respiratórias

Pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) podem ter seu quadro agravado caso sofram também de depressão e ansiedade. A pesquisa, publicada no Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, acompanhou 491 pacientes com enfisema pulmonar, bronquite crônica e asma brônquica durante um ano e relatou que a depressão pode elevar em 50% as chances de uma nova crise e, em 70%, os riscos de hospitalização. A ansiedade também piorou o estado de alguns pacientes. Com esse resultado, os estudiosos esperam que esses sintomas sejam tratados como fatores agravantes e não como conseqüências da DPOC.


ASPIRINA NÃO REDUZ CHANCES DE INFARTOS, DIZ ESTUDO

E a aspirina continua sendo alvo de pesquisas. Depois de ser apontada como benéfica por reduzir a incidência de câncer de mama em 20% e o risco de desenvolvimento da doença de Alzheimer, cientistas descartam a possibilidade de o medicamento prevenir ataques do coração em pacientes diabéticos. O estudo, publicado na revista British Medical Journal, avaliou as conseqüências do uso do fármaco em 1,3 mil pessoas com a doença e que não apresentavam problemas cardíacos. Os pesquisadores notaram que não houve mudança na ocorrência de infartos naqueles que ingeriram a medicação e o placebo. Apesar dos recentes resultados, ela continua indicada àqueles que já tiveram episódios de ataques ou problemas na artéria coronária, já que reduz em até 25% possíveis complicações nesse quadro.


NÃO DEIXE DE LER
REABILITADO
Drogas.sem, de Analice Gigliotti, Elizabeth Carneiro e Gisele Aleluia, é indicado para todos aqueles que querem ajudar dependentes químicos. As autoras, que são especialistas no tratamento de pacientes e familiares envolvidos com drogas, orientam sobre como agir em situações como esta e a importância de todos os envolvidos no processo de recuperação.

Baseado em relatos reais, elas contam o que leva uma pessoa a entrar no universo das drogas e o resultado que isso traz à pessoa e aos que o cercam (Editora BestSeller, 400 páginas). Preço: R$ 29,90.


PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>

Faça já sua busca
no site da revista Viva Saúde
Cadastre-se já no boletim da revista Viva Saúde



Editora Escala
  Loja Escala | Faça sua Assinatura | Anuncie | SAC | 55 11 3855-1000