Antigamente indicada para evitar o raquitismo na infância (quem não ouviu falar do famoso óleo de fígado de bacalhau?), a ciência ‘redescobre’ a vitamina D como poderoso preventivo da osteoporose e outras doenças do envelhecimento. “Pesquisas recentes também revelaram a ação positiva da substância nos sistemas nervoso e imununológico”, diz o neurologista Cícero Galli Coimbra, coordenador do Laboratório de Fisiopatologia Clínica e Experimental da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Coimbra destaca que apenas sobre a esclerose múltipla, por exemplo, existem cerca de 700 artigos médicos internacionais, que atribuem a essa vitamina o papel de estimular as conexões dos neurônios. “Isso sem falar de estudos que mostram também a sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida dos portadores de câncer, artrite reumatóide, vitiligo, psoríase, hiper e hipotireoidismo, entre outras patologias”, acrescenta.
Indícios promissores
Nos últimos anos, diversas pesquisas, de âmbito mundial, revelaram os benefícios terapêuticos da vitamina D em moléstias que vão do câncer a doenças oftalmológicas. VivaSaúde fez um levantamento dos principais estudos relacionados a essa substância. Acompanhe:
1 Imperial College, de Londres — estudiosos relataram, em outubro de 2006, fortes indicações de que a ingestão dessa substância pode bloquear a progressão do câncer de mama, quando em estágio inicial.
2 Escola de Medicina de Harvard — pesquisa divulgada na publicação, Archives of Internal Medicine, anuncia que já é possível constatar a ação benéfica da vitamina D, combinada ao cálcio, na prevenção de tumores na fase em que a mulher está na pré-menopausa.
3 Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, em Lyon, na França, e Instituto Europeu do Câncer, em Milão — estudo publicado no jornal da Associação Médica Americana aponta a importância da vitamina D na redução de casos de mortalidade, causados por câncer e diabetes. Em novembro, de 2007, foram pesquisados 18 testes clínicos, realizados em 57,3 mil pessoas, com 50 anos ou mais que, por cerca de seis anos, tomaram vitamina D. A avaliação apurou que o risco de mortalidade entre os que ingeriram a vitamina foi 7% inferior ao dos que tomaram placebo.
4 King’s College London — estudo realizado com 2.160 mulheres, com idade entre 18 e 79 anos, revelou que aquelas que possuíam níveis mais elevados de vitamina D no organismo apresentavam menos alterações em seu DNA associadas ao envelhecimento.
5 Escola de Medicina da Universidade Drew, nos EUA — pesquisa divulgada em junho deste ano, realizada com 7.186 homens e 7.902 mulheres, constatou que os baixos níveis de vitamina D estão diretamente associados a doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e obesidade. Outros estudos também já atribuem efeitos benéficos do nutriente a doenças oculares e até no combate à gripe. Falase ainda de potenciais vantagens da vitamina na saúde dos dentes e da pele, na prevenção da síndrome metabólica e das dores musculares.
 |
1 Cereais na alimentação ajudam
2 Manteiga fornece vitamina D
3 A gema de ovo é rica na substância
4 Suplementos só sob orientação |
FONTES DE VITAMINA D
● exposição ao sol (veja como
no quadro O sol permitido)
●óleos de fígado de peixe
(arenque, bacalhau,
salmão, sardinha)
● alimentos lácteos
● azeite de oliva
● cereais e frutas secas
● gemas de ovos
● suplementos vitamínicos (ingerir
apenas sob orientação médica).
PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>