Viva Saúde
Edição 51 - Julho/2007
 
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  Vegetais: garanta a sua porção diária
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 400 gramas ao dia de frutas, legumes e verduras é o mínimo necessário para deixar o organismo mais forte e longe de doenças. Para quem acha difícil cumprir esta meta na prática, Viva Saúde listou algumas dicas infalíveis de consumo

POR JANETE TIR


Leve frutas frescas ou secas para a escola ou trabalho. Quando sentir fome, você deixará de lado sanduíches, chocolate, salgadinhos e outras guloseimas e frituras.
Esqueça o refrigerante e peça um suco natural, preparado na hora.
Se possível, consuma os vegetais crus, pois eles perdem seus nutrientes quando cozidos. Além disso, legumes, frutas e verduras crus têm uma quantidade de fibras maior, o que ajuda no funcionamento do trânsito intestinal e também prolonga a sensação de saciedade.
Não desperdice nada. Abuse dos talos de couve, agrião, espinafre e brócolis na sopa ou no feijão. Use as folhas de beterraba e cenoura como acompanhamentos para carnes ou mesmo para incrementar uma omelete. As cascas de abacaxi e laranja servem para deixar os sucos (e mesmos os bolos) mais ricos em vitaminas.

E as crianças?
Convide-as para auxiliar no preparo da comida. Elas ficarão motivadas a provar o que ajudaram a fazer. Seja criativo para as crianças. Invente cortes diferenciados para os vegetais e capriche na apresentação das refeições.

NATUREZA PODEROSA
Confira por que vale a pena incluir de vez esses alimentos no seu prato:

VEGETAIS
PARA QUE SERVE
ACELGA
Anticoagulante, anti-alérgico, antiinflamatório, diurético. Combate viroses.
ALHO
Anticoagulante, anti-alérgico. antiinflamatório, analgésico, diurético, antibiótico, antioxidante Protege o fígado, combate viroses e fungos, estimula o sistema imunológico, reduz o colesterol, dissolve gorduras, ajuda a prevenir diabetes e câncer.
BERINJELA
Antidepressivo, analgésico Reduz o colesterol, estimula o sistema imunológico, auxilia na prevenção do câncer.
BRÓCOLIS
Descongestionante, antibiótico, anticoagulante antiinflamatório, analgésico Protege o fígado, combate viroses e fungos, reduz o colesterol, alivia a dor muscular, diminui a pressão arterial e auxilia na prevenção do câncer.
CEBOLA
Antioxidante, antialérgico, antiinflamatório, antibiótico. Dissolve gorduras, previne doenças cardiovasculares.
TOMATE
Antioxidante. Reduz o colesterol, auxilia no tratamento e na prevenção dos cânceres de bexiga, mama e próstata.
CENOURA
Antialérgico, antiinflamatório, laxante, anestésico, vasodilatador, antioxidante. Alivia dores musculares, combate viroses, reduz o colesterol, auxilia no tratamento da asma e dos cânceres de mama, bexiga e próstata, previne a catarata.
ESPINAFRE
Antioxidante, anticoagulante, analgésico. Estimula o sistema imunológico, alivia dores musculares, combate e previne hepatite, auxilia no tratamento de inflamações na pele, ajuda na prevenção do câncer.
LIMÃO
Reduz o colesterol, ajuda a prevenir os cânceres de cólon, mama e pulmão.
MAÇÃ
Antibiótico, antiinflamatório, diurético, anestésico, expectorante. Fortalece artérias e veias, previne doenças cardiovasculares.
MORANGO
Antiinflamatório, antioxidante. Evita o câncer, estimula o funcionamento do coração.
PÊSSEGO
Antioxidante, anticoagulante Estimula o funcionamento da insulina (hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue), ajuda no tratamento da asma.
REPOLHO
Antibiótico. Alivia a dor muscular, protege o fígado, auxilia na prevenção do câncer.
SALSÃO
Diurético, anti-alérgico. Dissolve gordura.
UVA
Anticoagulante. Reduz o colesterol, estimula o bom funcionamento do sistema cardiovascular, protege o coração.

FONTE: SILVIA REGINA REBELLO TOSCANO, NUTRICIONISTA CHEFE DO HOSPITAL SÃO CAMILO

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