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Edição 5 - Setembro/2004
 
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  Ioga benefícios de corpo e alma
Filosofia, ginástica ou os dois? Entenda essa prática que proporciona equilíbrio interior, paz espiritual e, de quebra, faz um bem ao organismo

POR YARA ACHÔA
FOTOS FERNANDO GARDINALI; REALIZAÇÃO LIA GUIMARÃES

O tema é mais complexo do que se possa imaginar à primeira vista. A começar por sua grafia e pronúncia: afinal é ioga, yoga (falado com som de ó), iôga ou yôga (em tom fechado, com circunflexo no o)? Parece insignificante, mas ter ou não o acento na letra pode indicar diferentes direções em um mesmo caminho. Aqui, para nos manter longe de qualquer polêmica, vamos chamar de ioga, palavra que vem do sânscrito yoga, conforme consta no dicionário Aurélio da Língua Portuguesa.

Há quem escolha a atividade com a intenção de obter tranqüilidade e bem-estar à alma, mas existem aqueles interessados também nos benefícios físicos. "Ioga é o caminho prático e natural para a integração da nossa essência interior com o mundo exterior e com o próprio Universo. Trata-se de uma filosofia e de uma ciência. E dentro dessa ciência existe uma metodologia, onde estão inseridos os exercícios, que visam o equilíbrio psicossomático, com reflexos positivos em todo o organismo", afirma Claudio Duarte (SP), professor da modalidade há 35 anos e presidente da Associação Brasileira de Ioga. Um dos precursores da prática no Brasil, Hermógenes de Andrade (RJ), de 82 anos, fala em um sentindo mais espiritual: "Embora pareça ginástica, é infinitamente mais e melhor do que isso. Funciona como um bê-á-bá, um curso de alfabetização capaz de amparar no nobre caminho da ação, no doce destino da devoção, no difícil terreno da sabedoria, da vitória sobre a ignorância, no problemático controle da mente."

TRIKONAMUDRASANA
 


Em pé, pernas afastadas. Volte o tronco para um dos lados e, lentamente, respeitando suas possibilidades, desça formando um arco ao longo do corpo. Coloque uma das mãos como apoio no solo e leve o braço oposto alongado para cima. Mantenha a postura pelo tempo que lhe for agradável ou por um minuto. Repita do outro lado, sem pressa.

Benefícios: corrige a postura, traz equilíbrio interior, fortalece a concentração e o organismo como um todo.

 

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