Viva Saúde
Edição 48 - Junho/2007
 
Sumário da Edição
Edições Anteriores
Editorial
Sala de Espera
Consultório Médico
Aconteceu Comigo
Raio x
Leveza à Mesa
Atividade física
Saúde Natural
Mundo Infantil
Olho Clínico
Mais Vitalidade
Onde Encontrar
Internet
 
Exclusivo assinantes
Fale conosco
Assine já
Anuncie
 

o alimento revelado em detalhes
  Abacate melhorado
O avocado, ainda pouco familiar dos brasileiros, é altamente nutritivo e ajuda a manter a saúde do coração

POR VICTOR FERREIRA

DIFERENÇAS
O avocado é uma variedade do abacate. A maior diferença em relação ao seu parente próximo em nome, sabor e aparência é a quantidade calórica. O avocado é mais magro: contém 10% de calorias a menos do que o abacate. Também é menor e sua polpa é verde-amarelada. Além disso, custa o dobro do preço da fruta tradicional.

REMÉDIO NATURAL
O avocado contém aminoácidos, cuja combinação faz do fruto um poderoso antioxidante, segundo David Heber, diretor do Center for Human Nutrition, da University of California. Por isso, ingeri-lo regularmente significa ajudar a combater doenças graves como diabetes e vários tipos de câncer. Alimento funcional e nutritivo, equilibra os níveis de colesterol, protegendo o coração, além de oferecer 14 minerais e 11 vitaminas.

BOM PARA ATLETAS
O fruto pode ser consumido antes e depois da prática de exercícios, por ser capaz de repor os sais minerais, como um isotônico. Para os corredores, o poderoso avocado também previne cãibras, graças ao potássio.

NO SEU PRATO
Chefs de cozinha, em parceria com o principal produtor de avocado no Brasil, debruçaram-se sobre o fruto e desenvolveram dezenas de receitas. Desde a mais simples, com a polpa misturada com granola, até refinados pratos, como a combinaçäo com salmão defumado, salada de avocado com camarão em escabeche, sopa com dill (ervas) e molho. Não é à toa que essa versão do abacate vem ganhando espaço nos melhores restaurantes de São Paulo.

O FRUTO NO BRASIL
Originário da Califórnia, o avocado foi trazido ao Brasil em 1975 pelo engenheiro agrônomo Paulo Roberto Leite de Carvalho. Atualmente, a Fazenda Jaguacy vende cerca de duas mil toneladas por ano do fruto para 20 estados brasileiros e mais de 20 países. As condições climáticas do Brasil não possibilitam a produção do avocado no verão. Portanto, ele só é encontrado de fevereiro a maio, na variedade fuerte, que apresenta casca lisa e verde, ao amadurecer, e formato alongado. E, de maio a outubro, na variedade hass: casca rugosa, que ao amadurecer torna-se roxa, e de formato arredondado.

CONSULTORIA: PAULO ROBERTO LEITE DE CARVALHO, ENGENHEIRO AGRÔNOMO DA FAZENDA JAGUACY


Faça já sua busca
no site da revista Viva Saúde


Copyright © 2008 - Editora Escala
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.