Viva Saúde
Edição 45 - Abril/2007
 
Sumário da Edição
Edições Anteriores
Editorial
Sala de Espera
Consultório Médico
Aconteceu Comigo
Raio x
Leveza à Mesa
Atividade física
Saúde Natural
Mundo Infantil
Olho Clínico
Mais Vitalidade
Onde Encontrar
Internet
 
Exclusivo assinantes
Fale conosco
Assine já
Anuncie
 

o alimento revelado em detalhes
  Leite de amêndoas
Essa nobre bebida saborosa é campeã em ferro e nutrientes que diminuem o mau colesterol (LDL) e aumentam o bom (HDL). E ainda é indicada para quem sofre com a intolerância à lactose

POR LILIAN HIRATA

FORTIFICANTE
Graças ao zinco, a bebida é considerada um poderoso estimulante para o sistema imunológico. Em outras palavras, ela garante maior proteção contra possíveis ataques ao organismo.

PONTO PARA O CORAÇÃO
A amêndoa é naturalmente riquíssima em ácidos graxos (ômega 3 e 6). Daí sua fama de gordurosa. No entanto, essas gorduras, que pertencem ao grupo das insaturadas, são essenciais à saúde do coração. Elas agem “limpando” as artérias do mau colesterol (LDL). Além disso, aumentam o bom colesterol (HDL).

NÃO CONTÉM LACTOSE
Muitas pessoas sofrem com a intolerância à lactose, sentindo-se mal (um dos sintomas é a diarréia) quando consomem leite de vaca (alimento que contém a proteína lactose) e seus derivados. Como o leite de amêndoas é de origem vegetal, não provoca essas reações desagradáveis. Ou seja, é de fácil digestão. Idosos e crianças podem usar e abusar da bebida, porém ela não substitui o leite de vaca na infância.

PROTEÍNA VEGETAL DE QUALIDADE
A proteína do leite é formada por vários aminoácidos. Quanto maior essa variedade, melhor a proteína. Isso torna a bebida um poderoso auxiliar na produção de hormônios e para a saúde da pele, cabelos e unhas.

NOBRE SABOR
Não é segredo que as amêndoas são deliciosas. Então, não é de se admirar que seu leite também tenha um agradável sabor. Ele é leve e suavemente adocicado.

ALCALINO
Ele equilibra o pH do sangue, ou seja, a sua acidez. Isso porque o pH desse leite é semelhante ao do sangue.

RICO EM FERRO
Essa é mais uma de suas características que deixa o leite de vaca morrendo de inveja — já que ele não contém o mineral, exceto as versões enriquecidas.

USO CULINÁRIO
Ele substitui o leite de vaca em qualquer receita. Sua vantagem é que é pobre em gorduras ruins (saturadas) e ricas em gorduras do bem (insaturadas).

CÁLCIO
É verdade que o leite de vaca apresenta muito mais quantidade do mineral do que o de amêndoas. Por outro lado, o leite de amêndoas tem mais cálcio do que o de soja.

FONTE: GEORGE GUIMARÃES, NUTRICIONISTA ESPECIALIZADO EM DIETA VEGETARIANA

AGRADECIMENTO: ART MIX (COPO DE CRISTAL) 11.3064


Faça já sua busca
no site da revista Viva Saúde


Copyright © 2008 - Editora Escala
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.