Com origem no Paquistão, a manga hoje é cultivada principalmente na Índia. As espécies mais conhecidas são Espada, Haden, Rosa e Carlota. Sua árvore pode atingir até 15 metros e produzir 35 mil frutos. As frutas menores são do tamanho de uma nêspera, ou seja, pequenas, com três a cinco centímetros, enquanto as maiores podem pesar até dois quilos. Em relação à cor, sua casca apresenta variações entre verde, amarela ou vermelha. Sua polpa é suculenta, com sabor bem característico e algumas são fibrosas e de coloração que varia do amarelo-claro ao alaranjado-escuro.
Essa delícia é fonte de vitaminas, principalmente A e B2, importantes para a boa visão e manutenção da pele saudável. Tem também uma dose de vitamina C, necessária para a formação do colágeno, absorção do ferro, cicatrização e recuperação de processos alérgicos. Os cientistas a pon - tam ainda para outros componentes que favorecem o bom funcionamento do organismo em geral, como os compostos fenólicos e biofl avonóides, antioxidantes ca pazes de combater a formação dos radicais livres.
Segundo uma pesquisa realizada na Universidade de São Paulo (USP), a última novidade são indícios de que a manga poderia ajudar até a prevenir o diabetes. Os camundongos que ingeriram farinha de manga em sua dieta durante três meses apresentaram uma queda de 66% nos índices de glicemia (os níveis de glicose no sangue). De acordo com as nutricionistas que participaram do trabalho, a fruta é rica em fibras, em especial a pectina, que atrasa o esvaziamento gástrico e torna mais lenta a taxa de absorção da glicose. Apesar dos bons resultados dos estudos, porém, os pesquisadores alertam que é preciso um estudo semelhante e mais aprofundado com seres humanos, para só então chegar a uma conclusão definitiva sobre este benefício.
| COM LEITE FAZ MAL? |
| Não. Trata-se de uma lenda do tempo da escravidão. Em algumas fazendas, as senzalas eram cercadas por árvores repletas de mangas às quais os negros tinham livre acesso. Para evitar que eles roubassem o leite das vacas, produto de consumo exclusivo do senhor e de sua família, disseminou-se a crença de que a mistura da fruta com o leite causava mal à saúde. Sua combinação só traz problemas para os alérgicos aos seus componentes. E deve também ser evitada à noite porque pode causar leve indisposição para quem já possui problema digestivo. |
FONTE: TÂNIA RODRIGUES, NUTRICIONISTA DA RG NUTRI