Viva Saúde
Edição 20 - Dezembro/2005
 
Sumário da Edição
Edições Anteriores
Editorial
Sala de Espera
Consultório Médico
Aconteceu Comigo
Raio x
Leveza à Mesa
Atividade física
Saúde Natural
Mundo Infantil
Olho Clínico
Mais Vitalidade
Onde Encontrar
Internet
 
Exclusivo assinantes
Fale conosco
Assine já
Anuncie
 

  Tenha um bom dia
Pesquisas mostram que o café-da-manhã é a refeição mais importante e saborear um prato cheio de cereais logo cedo pode fazer toda a diferença na rotina

POR MARILIZ PEREIRA JORGE
FOTO FERNANDO GARDINALI



Para os baixinhos
  Os pais ficam felizes em ver seus filhos preferindo comer cereais a guloseimas. Mas é peciso cuidado na hora da compra. Primeiro, não se deve deixar a criança escolher o produto pela embalagem - geralmente a mais colorida ou com brinde. O ideal é ler os rótulos e selecionar duas ou três opções e deixar que depois o pequeno decida. Afinal, muito cereal indicado para a garotada é à base de arroz e oferece poucas fibras, além de conter corantes e açúcar.
   

Veja o que as fibras fazem por sua saúde

Câncer
Diversas pesquisas já mostraram que uma alimentação pobre em gordura e rica em fibras pode reduzir a incidência de câncer de próstata. Um estudo da Universidade de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, descobriu que homens que consumiam 12 gramas de fibra por dia tinham duas vezes mais chances de desenvolver a doença do que os que incluíam 30 gramas do alimento no cardápio diário. Outro estudo fez uma conexão do alto consumo de fibras com a diminuição de casos de câncer de mama, mas estes ainda não foram conclusivos.

Diabetes
Fibras solúveis diminuem a absorção e digestão de carboidratos. Isso pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. Um estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard descobriu que mulheres com uma dieta pobre em fibras e rica em açúcar tinham duas vezes mais chances de desenvolver um tipo de diabetes.

Problemas digestórios
Fibras insolúveis ajudam na digestão porque aumentam o volume do bolo fecal e melhoram o tempo de digestão. Isto pode prevenir constipação e reduzir o risco de diverticulite (que é a inflamação no intestino).

Distúrbios cardíacos
Fibras solúveis absorvem colesterol no sistema gastrointestinal, o que reduz os níveis de colesterol no sangue. Elas também ajudam a diminuir a produção de colesterol e fazem com que as partículas de LDL sejam maiores, mas menos densas. Sabe-se que essas partículas maiores são menos perigosas que as menores e mais densas.

Obesidade
As fibras ajudam a aumentar o volume e reduzir as calorias absorvidas pelo sistema digestório porque auxiliam o corpo a eliminar substâncias tóxicas e carcinogênicas e são fundamentais em dietas de redução de peso porque 'grudam' na gordura. Além disso, aumentam a saciedade porque 'incham' dentro do estômago e o resultado é menos fome por mais tempo.

CEREAL MATINAL FAVORECE O EMAGRECIMENTO
Garotas que aproveitam o café-da-manhã, em especial as que incluem cereais matinais neste horário, são mais magras do que as que pulam essa importante refeição. Isso é o que conclui um estudo divulgado recentemente pelo Maryland Medical Research Institute, patrocinado pelo National Institutes of Health e pela empresa fabricante de cereais General Mill, todos nos Estados Unidos.

A pesquisa durou 10 anos e analisou os hábitos de 2.400 meninas de nove a 19 anos. Os resultados foram publicados em setembro no Journal of the American Dietetic Association. "A mensagem desse trabalho é clara: não tomar café-da-manhã é a pior coisa que você pode fazer", disse o autor do estudo, Bruce Barton, presidente do Instituto de Maryland. E incluir cereal no cardápio pode ser ainda mais benéfico.

O que os pesquisadores descobriram é que as fibras presentes nos cereais e nos alimentos que, em geral, servem de acompanhamento (como frutas, leite e sucos), tiveram papel significativo no índice de massa mais magro entre as garotas participantes da pesquisa. Uma em cada três adolescentes americanas está acima do peso, segundo a associação. O problema é particularmente preocupante porque, segundo alguns estudos, quem engorda nessa fase pode passar a vida lutando contra a balança.

Os pesquisadores acreditam que fazer do café-da-manhã um hábito é uma forma muito saudável de começar o dia porque dá o 'pontapé' no metabolismo. "Quando chega a hora do almoço, você não estará morrendo de fome e as chances de comer algo mais nutritivo são maiores", diz Bruce Barton, do Instituto de Maryland. John Kirwan, professor de medicina da Case Western Reverse University's Schwartz Center, autor de outra pesquisa sobre o consumo de café da manhã, concorda. "Em geral, quem regularmente se alimenta adequadamente desde cedo, come melhor durante o dia, não pula refeições e resiste às bobagens fora de hora", afirma.

PÁGINAS :: << Anterior | 1 | 2 | 3 | 4 | Próxima >>


Faça já sua busca
no site da revista Viva Saúde


Copyright © 2008 - Editora Escala
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.