Se
você torce o nariz só de olhar para um prato com berinjela, pode estar
cometendo uma injustiça. Assim agiram os povos da Idade Média que não
chegavam perto do vegetal suspeitando ser venenoso. Da mesma família do
tomate e de consistência similar à carne, teve origem na Índia e atravessou
fronteiras para provar que, além de inofensivo, é muito saboroso. Tanto
que se tornou 'estrela' da culinária internacional. Basta lembrar que
é ingrediente essencial na moussaka grega, no babaganoush árabe e no ratatouille
francês. Sua contribuição, no entanto, vai além do que pode oferecer à
mesa.
De suco a creme
A berinjela possui baixo valor calórico (23 cal/100 g) e, graças a suas
fibras, auxilia na digestão e diminui o apetite. É fonte de vitaminas
A e C e de importantes sais minerais, como cálcio, fósforo e potássio.
Segundo a nutricionista Marília Fernandes (SP), o que a torna uma defensora
da saúde é a presença de antocianina, antioxidante responsável pela cor
roxaescura da casca. "Essa substância está relacionada à prevenção de
várias doenças", explica.
Pesquisa feita no Laboratório de Genética da Universidade de Alfenas
(Unifenas - MG) concluiu que o vegetal cru ajudaria a afastar o câncer.
"Testes revelaram que o suco dele extraído contém substâncias capazes
de impedir as mutações genéticas causadas por agentes cancerígenos, como
cigarro e agrotóxicos", afirma o geneticista Edson Luís Maistro (MG).
Na Austrália, pesquisadores desenvolveram um creme à base de berinjela
para testá-lo no tratamento do câncer de pele. E, mesmo sem comprovações
científicas, ela tem sido receitada há décadas como solução caseira para
pressão baixa, diabetes, gota e verrugas.
Na mira dos médicos
Embora pertença ao time de alimentos saudáveis, a berinjela não faz jus
à fama de remédio milagroso para o coração. Isso porque recente pesquisa
do Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, acaba de provar sua ineficácia
na redução do colesterol. Durante um mês, voluntários com níveis elevados
de gordura no sangue foram divididos em três grupos: um tomou medicamento
específico, outro não mudou seus hábitos e um terceiro incluiu suco de
berinjela na dieta. "No final, apenas o grupo medicado apresentou queda
nos índices", conta o cardiologista Bruno Caramelli (SP), coordenador
do estudo. A notícia decepcionou muita gente, mas não abalou o reinado
do vegetal. Experimente a receita ao lado e entenda o poder que o faz
reunir tantos súditos.
PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>