Viva Saúde
Edição 2 - Junho/2004
 
Sumário da Edição
Edições Anteriores
Editorial
Sala de Espera
Consultório Médico
Aconteceu Comigo
Raio x
Leveza à Mesa
Atividade física
Saúde Natural
Mundo Infantil
Olho Clínico
Mais Vitalidade
Onde Encontrar
Internet
 
Exclusivo assinantes
Fale conosco
Assine já
Anuncie
 

  Dança: no ritmo certo
Com a elegância do tango ou a alegria do axé, você acerta os passos que lhe garantem uma vida mais saudável

POR DANIELA TALAMONI
FOTOS FERNANDO GARDINALI


Ginga latina: braços e pernas mais fortes
SALSA
O RITMO:
A alegria e a sensualidade latinas são marcantes na música e nos movimentos rápidos e extravagantes, que exigem sincronia perfeita de braços e pernas. O casal não fica sempre junto e abusa do vaivém e dos giros. Surgiu em Cuba e, hoje, é um dos estilos mais procurados para dançar.
INDICADO PARA: Pessoas jovens e extrovertidas, tímidos que desejam se soltar mais e casais apaixonados que podem abusar do jogo da sensualidade.
BENEFÍCIOS: Os passos do casal, sempre rápidos e fortes, são um ótimo exercício aeróbico, ideal para quem deseja emagrecer enquanto se diverte: perde-se 216 calorias em uma hora. Para favorecer um certo molejo e a soltura do corpo, os braços são bastante solicitados, mais do que em outros estilos, fortalecendo músculos importantes para a realização de atividades do dia-a-dia. As pisadas firmes no chão, predominantes para dar o tom sensual da dança, tonifica e enrijece glúteos e panturrilha, além de deixar as pernas bem torneadas. A batida agitada das músicas e os passos que devem ser sincronizados estimulam a coordenação motora, a flexibilidade e a agilidade. Já as roupas exóticas e o jeito de dançar mexem com a vaidade e podem aumentar a auto-estima.



Molejo brasileiro: trabalha cintura e glúteos
SAMBA NO PÉ
O RITMO:
As pessoas começam dando pulinhos enquanto mexem os quadris. Aos poucos, assimilam a ginga dos malandros sambistas e intercalam movimentos leves de braços e pernas, com variações para os lados. Requebrados de orgulho nacional, só perde em gasto calórico para o axé.
INDICADO PARA: Mulheres e homens, especialmente os admiradores dos ritmos nacionais, como pagode e samba. Outro público-alvo são os amantes do Carnaval.
BENEFÍCIOS: Mexer os quadris é a palavra de ordem por aqui. Portanto a cintura e os glúteos são as regiões mais privilegiadas com o movimento. Esse estilo tem mais variações do que se pode imaginar. Ele pode ser dançado para frente, para trás e até para os lados, como se estivesse deslizando pelo salão. Também existem as paradinhas, as viradas, os giros e outras técnicas para deixar o samba no pé com a graça e a marca de quem é expert. E conforme os passos vão sendo assimilados pelo aluno, outras regiões do corpo (como ombro, braços e costas) passam a ser trabalhados. Dançarinos, experientes ou não, podem desfrutar de todos os benefícios dessa atividade, que elimina 240 calorias por hora.

TANGO Ela - Vestido: Le Lis Blanc. Sapato: Allouete. Flor: Fizpan. Coleira: Acessóprios Modernos. Ele - Calça e camisa: Forum. Sapatos: Donadelli. Chapéu: Plas.
AXÉ Ele - Calça: Colcci. Camiseta: Vício. Sapatos: Donadelli.
SALSA
Ela - Saia: Carmin. Blusa: Lelis Blanc. Sapatos: Germon's. Brincos: Acessórios Modernos. Ele - Calça: Forum. Camiseta: Camisaria Nacional. Sapatos: Donadelli.
SAMBA Ela - Body: Colcci. Saia: Spezzato. Sapatos: Germon's

REALIZAÇÃO LIA GUIMARÃES Produção: Mari Nascimento e Viviane Silva. Assistente de fotografia: Gustavo Machado. Cabelo e maquiagem: Fábio Fausini (We Angel). Modelo: Milena Cestari (Elite). Agradecimentos: Levitas.

PÁGINAS :: << Anterior | 1 | 2 | 3


Faça já sua busca
no site da revista Viva Saúde


Copyright © 2008 - Editora Escala
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.