Viva Saúde
Edição 16 - Agosto/2005
 
Sumário da Edição
Edições Anteriores
Editorial
Sala de Espera
Consultório Médico
Aconteceu Comigo
Raio x
Leveza à Mesa
Atividade física
Saúde Natural
Mundo Infantil
Olho Clínico
Mais Vitalidade
Onde Encontrar
Internet
 
Exclusivo assinantes
Fale conosco
Assine já
Anuncie
 

  Da cor da saúde
Além de ser ótimo para dietas de emagrecimento, o morango ajuda a prevenir o câncer, algumas doenças cardíacas e a reduzir o colesterol. Conheça um pouco mais essa gostosura

POR DIANA CORTEZ
FOTOS FERNANDO GARDINALI


É difícil encontrar alguém que resista ao aroma e ao sabor do morango. Essa fruta, que há algumas décadas quase não existia em nosso país, agora pode ser comprada facilmente nas feiras e nos supermercados e ainda é protagonista de produtos industrializados, como sorvetes e sucos, sendo consumida o ano todo.

Além de saborosa, essa delícia também traz diversos benefícios para a saúde e apresenta-se como um excelente ingrediente para compor pratos de dietas. Isso porque possui pectina e fibras solúveis que, ao serem consumidas regularmente, auxiliam na redução do colesterol e evitam a prisão de ventre. Mais: a fruta tem poucas calorias - cerca de 36 cal por xícara ou 100 gramas. Quebra- se, portanto, aquele velho pensamento de que só entram receitas "sem graça" em cardápios de emagrecimento.

O alimento também contém potássio, componente que equilibra a quantidade de sódio no organismo, evitando a retenção de líquidos. "Como as pessoas tendem a consumir sódio cada vez mais com alimentos embutidos e industrializados, comer morangos seria uma ótima forma de ingerir potássio para regular o organismo", aconselha a nutricionista Valéria Paschoal, do Conselho Regional de Nutricionistas de São Paulo. Segundo ela, o sódio em excesso provoca a eliminação do cálcio pelo rim, elevando as chances de uma osteoporose. "Ao consumir alimentos ricos em potássio, é comum sentir o corpo desinchar", revela a especialista.

Por ter coloração vermelha, a fruta entra no grupo de alimentos funcionais que contêm antocianina, substância antioxidante que auxilia na prevenção de doenças relacionadas à baixa imunidade, como o câncer e ainda alguns tipos de problemas cardíacos.

Outro benefício do morango é contribuir para a multiplicação de células devido ao ácido fólico, nutriente indispensável na gestação por evitar malformações no feto. E como é uma potência de vitamina C - com 58 mg em cada 100 g, praticamente o valor diário necessário para uma pessoa - a fruta tem a importante função de reciclar a vitamina E no organismo e contribuir para a produção de colágeno.

Quando evitá-lo
Apesar de todos os benefícios que o alimento apresenta para a saúde, existem casos em que seu consumo precisa ser controlado:
 Pessoas com predisposição a desenvolver pedras nos rins. Devido à presença de ácido oxálico, substância causadora de cálculos renais, a ingestão deve ser feita somente sob orientação de um nutricionista.
 Portadores de distúrbios intestinais, como a diverticulose. Segundo Edson Credídio, médico nutrólogo, de Campinas, por ser cítrico e possuir fibras insolúveis, o morango causa irritação no intestino e piora quadros de pacientes que sofrem com este tipo de problema.

Torta de morango
Calorias por porção: 166 Preparo: 1h15 Rendimento: 10 porções Ingredientes Massa
 1 1/2 xíc. (chá) de farinha de trigo
 2 col. (sopa) de margarina light
 1 ovo grande inteiro
 1 col. (sopa, rasa) de adoçante
 1 col. (chá) de fermento em pó


Creme
 3 copos de leite desnatado
 2 gemas
 2 col. (sopa) de amido de milho
 1 col. (sopa, rasa) de adoçante
 1 col. (chá) de baunilha

Cobertura
 1 caixa de morangos
 1 copo de água
 1 caixinha de gelatina diet sabor morango

Modo de fazer
Junte todos os ingredientes da massa e amasse com as mãos. Estenda em uma fôrma desmontável, corte as bordas laterais e fure a massa com um garfo. Asse em forno médio por cerca de 30 minutos até corar. Reserve. No liqüidificador, bata todos os ingredientes do creme, menos o adoçante e a baunilha. Leve ao fogo e mexa até engrossar.

Deixe amornar e adicione a baunilha e o aspartame. Esparrame sobre a massa assada e espere esfriar. Dissolva a gelatina na água quente e leve à geladeira para tomar consistência. Arrume os morangos sobre o creme e espalhe a gelatina por cima. Leve à geladeira e sirva quando estiver firme.

Exclusivo online - Clique aqui e leia mais sobre o assunto

PRODUÇÃO: LUANA PRADE. AGRADECIMENTO: BENEDITX ( COLHER)


Faça já sua busca
no site da revista Viva Saúde


Copyright © 2008 - Editora Escala
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.