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Edição 13 - Maio/2005
 
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  Benefícios em penca
A banana é rica em carboidratos, potássio, vitamina B6 e triptofano, entre outros nutrientes, capazes de trazer energia, auxiliar nos tratamentos de hipertensão e anemia, além de combater a depressão

POR YARA ACHÔA
FOTOS ORMUZD ALVES

A banana é utilizada in natura, cozida, assada, em doces, compotas ou bolos. De fácil consumo, basta descascá-la para ter acesso a seus benefícios. É como fala a conhecida marchinha carnavalesca de Braguinha e Alberto Ribeiro: 'banana, menina, tem vitamina, banana engorda e faz crescer.' "Trata-se de um alimento rico em carboidratos, que fornece energia de forma rápida ao organismo; em potássio, mineral importante para o bom funcionamento dos músculos, inclusive o cardíaco; e em vitamina B6, essencial para a formação de células do sangue e de substâncias para o cérebro", diz a nutricionista Cibele Crispim (SP), da RGNutri Consultoria Nutricional. Segundo a especialista, a fruta ainda é indicada para portadores de pressão alta que usam medicamentos diuréticos. "A esses pacientes recomenda- se o consumo de duas bananas ao dia, para ajudar na reposição do potássio eliminado na urina."

Versátil como ela só, imagine que a fruta pode ainda se tornar uma 'vacina comestível'. É o que busca o cientista norte-americano Charles Arntzen. Ele trabalha no desenvolvimento de uma variedade de banana geneticamente modificada, que servirá de imunização contra a hepatite B. No futuro, a técnica levará a uma grande redução de riscos e custos em comparação com a vacinação tradicional. Além disso, é bem melhor saborear o alimento do que levar uma picadinha, não?

Não é para todos

Apesar das vantagens da fruta, alguns grupos devem ingeri-la com muita moderação. Entre eles estão os obesos e os diabéticos. "A banana possui elevado índice glicêmico (IG), ou seja, faz o corpo produzir grande quantidade de insulina", alerta o médico Paulo Olzon Monteiro da Silva, professor de Clínica Médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e membro da Sociedade Brasileira de Medicina Ortomolecular (Sobramo). Isso deve ser levado em conta porque a insulina é um hormônio que tem o poder de carregar o açúcar para dentro dos músculos na forma de glicogênio. Só que esses depósitos possuem capacidade limitada, o que faz com que todo o excesso de glicose no sangue seja convertido em ácidos graxos e triglicérides, que serão armazenados na forma de gordura. Quem sofre de insuficiência renal também precisa evitar o alimento, devido à grande quantidade de potássio existente nele e que, em excesso, é muito perigoso a esses pacientes.

Agora, se você não se enquadra nessas categorias que têm restrições à deliciosa fruta, saboreie a receita ao lado e desfrute de seus benefícios.

VERDADES E MITOS: A FRUTA ...
   

 Combate ansiedade e depressão: VERDADE. Ela contém triptofano, nutriente encontrado na produção de serotonina (substância responsável pelo humor) que pode elevar sua quantidade presente no cérebro.
 Ajuda a curar ressaca: VERDADE. O consumo de álcool altera o fornecimento de energia para o corpo. Dessa forma, quando uma pessoa de ressaca, é importante ao organismo a reposição de carboidratos. Favorece a concentração: MITO. Não há estudos que comprovem a relação.
 Alivia sintomas de TPM: VERDADE. A vitamina B6, presente no alimento, está envolvida na melhora dos sintomas da Tensão Pré-Menstrual.
 Evita a anemia: EM TERMOS. A quantidade de ferro, nutriente que combate a doença, é mínima na fruta. Porém, ela possui vitamina B6, que ajuda a formação de células vermelhas, atuando como coadjuvante no processo.

(FONTES: CIBELE CRISPIM, NUTRICIONISTA; RENATO LOTUFO, FISIOLOGISTA;PAULO OLZON, MÉDICO)

 

Banana caramelada com sorvete
   

CALORIAS POR PORÇÃO: 360
PREPARO: 10 MIN
RENDIMENTO: 1 PORÇÃO

INGREDIENTES
 1 banana nanica
2 col. (sopa) de açúcar orgânico escuro
2 col. (sopa) de água
Gotinhas de suco de limão
1 bola de sorvete de creme
Folhas de melissa para decorar

MODO DE FAZER
Corte a banana ao meio no sentido longitudinal. Em uma frigideira antiaderente, coloque o açúcar, a água, as gotas de limão e misture bem. Acrescente a banana. Leve ao fogo, mexendo delicadamente para não quebrar a fruta, até dar ponto de caramelo. Sirva com o sorvete e decore com as folhas de melissa.

RECEITA E PRODUÇÃO: IRENE LOPES, CULINARISTA. CÁLCULO DE CALORIAS: CIBELE CRISPIM, NUTRICIONISTA DA RGNUTRI

 

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