Viva Saúde
Edição 10 - Fevereiro/2005
 
Sumário da Edição
Edições Anteriores
Editorial
Sala de Espera
Consultório Médico
Aconteceu Comigo
Raio x
Leveza à Mesa
Atividade física
Saúde Natural
Mundo Infantil
Olho Clínico
Mais Vitalidade
Onde Encontrar
Internet
 
Exclusivo assinantes
Fale conosco
Assine já
Anuncie
 

  Quem precisa usar suplementos vitamínicos?
Todo mundo sabe que vitaminas e minerais, presentes nos alimentos do dia-a-dia, são essenciais para o corpo humano. Mas há quem acredite que uma 'dose extra' desses nutrientes, em forma de pílulas, pode ajudar a saúde. É preciso ter cuidado...

POR JUREMA APRILE
FOTOS CHRISTIAN PARENTE

Assistente de foto:Diego. Produção: Patida Mauad. Assistente de produção: Odete MariettoUma dieta variada, normalmente, é suficiente para suprir as necessidades diárias de vitaminas e minerais do organismo, porque esses micronutrientes são encontrados em pequenas quantidades em alimentos naturais. Muitos são vitais para o funcionamento do corpo e precisam ser ingeridos em doses altas, como cálcio, potássio e ferro. Outros, como zinco, selênio e cobre, são exigidos em porções menores. O problema é que muita gente acredita que um reforço vitamínico 'não faz mal a ninguém'. Não é bem assim... Essas pílulas só devem ser tomadas a partir de uma indicação médica e em quantidades adequadas. Doses exageradas podem causar danos sérios, como sangramentos e distúrbios neurológicos.

Da vitamina A ao zinco, nacionais e importados, suplementos com vitaminas e minerais fazem parte do cotidiano de milhões de pessoas em todo o planeta. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos um terço da população global toma esses complexos diariamente. Só nos Estados Unidos existem 29 mil marcas à venda. Lá, como no Brasil, porém, pouco se sabe sobre o funcionamento ou a necessidade desses micronutrientes. "Chamam-se assim exatamente porque são essenciais em quantidades muito pequenas", explica Carlos Werustky, médico nutrólogo e professor de pós-graduação em Nutrologia da Universidade de São Paulo (USP).

Importantes descobertas sobre as propriedades dessas substâncias acontecem a todo momento. E isso acaba reforçando a idéia de que as 'doses extras' são imprescindíveis à vida.

VEJA SE VOCÊ ESTÁ NA LISTA
  Os médicos costumam recomendar suplementos em alguns casos:
 Mulheres que planejam engravidar, gestantes, pessoas que tomam uma ou duas doses diárias de bebida alcoólica e ainda quem não ingere quantidade suficiente de frutas e vegetais.
 Idosos, por causa da dificuldade orgânica de absorver vitamina B12 e da tendência à deficiência em vitamina D.
 Vegetarianos, pela carência de vitamina B12 em suas dietas e pelo risco de apresentarem deficiência de riboflavina, cálcio, ferro e dos aminoácidos essenciais lisina e metionina no organismo.
 Quem segue dietas com cardápios abaixo das 1.200 calorias por dia ou que são nutricionalmente desequilibrados.
 Pacientes que se recuperam de cirurgias ou de doenças graves, por terem seus regimes normais prejudicados durante essa fase.
 Crianças com hábitos alimentares ruins e as que fazem dieta para emagrecer.
 Atletas, quando a carga de exercícios excede o que se ingere em alimentos.
 

Estudos comprovam os benefícios
Uma das últimas novidades é sobre o folato, ou ácido fólico, a vitamina B9. Foi provado que ele ajuda a prevenir a ocorrência de defeitos no tubo neural dos embriões (estrutura responsável pela formação da medula espinhal e do cérebro do bebê). Outro teste recente descobriu que, combinado com vitamina B12 e uma forma de B6, também diminui o risco de novo bloqueio das coronárias após angioplastia (procedimento que desobstrui os vasos do coração sem cirurgia).

Segundo os médicos Walter Willet e Meir J. Stampfer, pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, há mesmo evidências de que ingerir ácido fólico, vitaminas B6, B12 e D pode beneficiar as pessoas. Eles comandaram um estudo avaliando os prós e contras do uso de suplementos vitamínicos para prevenir doenças, publicado no jornal inglês New England Journal of Medicine, e encontraram mais benefícios que problemas. Os especialistas, no entanto, fazem questão de frisar: tomar vitaminas não substitui uma dieta saudável. Isso porque a comida contém outros nutrientes essenciais, como fibras e ácidos graxos. E os suplementos não compensam ou eliminam os riscos associados ao tabagismo, à obesidade e ao sedentarismo.

PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>


Faça já sua busca
no site da revista Viva Saúde


Copyright © 2008 - Editora Escala
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.